No final de Outubro de 2016 começamos uma maravilhosa viagem pela índia e o Nepal. O nosso grupo chegou em Nova Delhi e fomos recebidos pelas celebrações do festival de Diwali, onde lamparinas são acendidas e representam a vitória do bem sobre o mal, da luz sobre a escuridão e da sabedoria sobre a ignorância. O nosso primeiro ponto foi Dharamsala, que é a cidade onde atualmente o Dalai Lama vive, isto é, quando ele não está viajando pelo mundo espalhando paz e sabedoria. Fomo muito sortudos, pois enquanto estávamos lá tivemos a oportunidade de assistir a uma cerimonia tradicional Budista que foi liderada pelo próprio Dalai Lama. Foi definitivamente um momento muito especial de nossa viagens. Também tivemos o primeiro contato (de muitos) com os Himalayas.

Também fomos, para Amritsar. Lá praticamos o Kar Sewa (prática altruísta semelhante ao Karma Yoga) durante a madrugada no Templo Dourado, enquanto escutávamos ao Gurbani Kirtan (música sagrada) tocada incessantemente. Em seguida fomos a Rishikesh, o berço do Yoga, praticamos Yoga ao nascer do sol, com a vista da sagrada Mata Ganga (Rio Ganges). Muitos optaram por tratamentos e massagens ayurvédicas enquanto em Rishikesh. Depois fomos ao Nepal, conhecemos os belos templos, palacios e stupas budistas da capital Kathmandu e fomos até o vale da bela cidade de Pokhara que é rodeada pelos picos nevados dos Himalayas. Em um dos dias, despertando cedo vimos das alturas de um dos montes próximos à cidade, o mais belo nascer do sol que já presenciei, de lá também tivemos uma bela vista do lindo lago de Pokhara.

Voltamos à India, mais especificamente ao Rajastão, onde conhecemos grandiosas obras que ficaram de testemunhas à grandiosidade dos Maharajas dos tempos antigos. Subimos a uma delas, o Forte de Amber, por meio de elefantes, nos dando uma pequena impressão de como era a vida desse povo antigamente. Passamos por Agra para conhecermos o belo Taj Mahal, que foi construído como um testamento e prova de um grande amor de um desses antigos reis.

Finalizamos a nossa viagem novamente em Delhi, onde conhecemos a mistura do antigo e do novo que ela é, exploramos suas ruelas e bazares na parte antiga da cidade, e na parte nova, conhecemos as heranças deixadas pelos Britânicos. E foi de lá que nossa viagem em grupo se encerrou.

Foram tantos momentos marcantes que eu poderia facilmente escrever páginas, mas nada que eu escreva vai transmitir o que é a experiência de pessoalmente conhecer essa linda terra, com isso em mente, eu espero que as imagens e os relatos dos participantes, possam de alguma maneira ajudar a explicar, mesmo que superficialmente, como esta experiência é.

Gobind Singh

Planejador e Líder de viagem.

 

Seguindo este Link veja algumas das fotos que foram tiradas durante a viagem.

Participei do grupo que viajou em outubro de 2016, foi uma experiência incrível.

Éramos sete integrantes, incluindo o nosso guia Gobind. Sinto que conheci a Índia com as suas lentes, pois foi a partir das suas explicações, e relatos de quem já viveu por lá, que consegui apreender um pouco desta cultura tão diversa e encantadora. O seu planejamento também fez toda diferença, pois nos proporcionou tempo e tranquilidade para conhecer tantos lugares em tão pouco tempo.

A chegada em terras indianas é marcante, pois a agitação da super população e o trânsito intenso contrastando com a riqueza de detalhes de seus deuses e templos, faz com que precisemos de apoio para digeri-la. O povo indiano é de uma alegria e abertura ímpar, apesar da vida difícil da maior parte da população.

Um dos pontos altos foi Amritsar, terra sagrada dos Sikhs, lugar que Gobind conhece na palma da mão. O Templo Dourado é algo grandioso e a oportunidade de participar da limpeza do templo é indescritível. Também merece destaque Rishikesh, onde, inundados pelo azul do Rio Ganges, o som dos diversos rituais e proximidade inusitada de macacos e vacas, sentimos mais liberdade de andar sozinhos e interagir com locais e estrangeiros, que têm presença marcante.

Essa é uma daquelas viagens que realmente nos fazem refletir sobre nossos valores e modo de vida. Só tenho a agradecer ao Gobind e companheiros de viagem por todas as aventuras, descobertas e apoio!!

Pauline Ortega

Eu fui para Índia com o Gobind Khalsa em 2016, eu poderia relatar aqui por horas o quanto foi incrível e transformadora a viajem para mim, mas sobre a Índia acredito ser mais fácil arrumar informações por outros meios.

Queria dividir com todos como foi conhecer a India pela primeira vez com o Prana Prana e especialmente com o Gobind, nosso líder, tradutor, guia, amigo, companheiro entre outras. Ele simplesmente conhece muito do local, estudou anos lá e sabe como ninguém como lidar com as malandragens Indianas com desenvoltura e humor. Sua paciência para ouvir a todos sem discriminação alguma, tratando a todos com respeito genuíno é marcante e uma característica inata. Sinceramente não vejo uma pessoa melhor para liderar brasileiros para Índia do que o Gobind, as possíveis roubadas e situações embaraçosas vão ser muito minimizadas, das gorjetas ao que comer e onde comer e a pedir um tuk-tuk, ele auxilia em tudo com prazer e leveza.

Me senti muito seguro e um privilegiado conhecendo um universo tão fantástico, fascinante e diferente como a Índia com o Gobind. Gostei tanto que vou voltar.

Andre Doria

Índia – um sonho que, por conselhos, não iria sozinha….

Letícia, uma amiga, apresentou o Gobind, mas a viagem aconteceu um ano depois, por que tinha que ser ….

Não há como eu descrever o encontro com o Dalai Lama; rezar com os Sikhs no Tempo Dourado, sentir sua força; o Ganges; o Himalaya….. Sentimentos e aprendizados que vão alem do coração.
E ter o Gobind acompanhando toda a viagem, foi uma experiência incrível. Conhecer os detalhes, cultura e amigos de um morador local é algo de um valor inestimável.

Como disse Gandhi: “Viva como se fosse morrer amanhã. Aprenda como se fosse viver para sempre…”
Sendo assim, continuamos nossa viagem! Namaste.

Samantha Naomi

Pin It on Pinterest