Mais uma vez tivemos o grande privilégio de conduzir um grupo (que por sinal foi o maior até então) para conhecer a Índia.

Voamos no dia 23 de Março, e embora uma boa parte do grupo tenha ido junto, alguns partiram de cidades diferentes, e o grupo total se uniu já em solo Indiano.

Chegando ao hotel fomos logo recebidos pela festividade indiana, recebendo os perfumados colares de flores e uma refrescante bebida, isso foi algo que de cara nos mostrou tão claramente a felicidade e hospitalidade presente nesta linda cultura. Após nos acomodarmos, as participantes de nosso grupo receberam a tradicional Henna Indiana, que é uma tatuagem temporária feita nas mãos, geralmente em épocas festivas como casamentos. Já no nosso caso, pelo simples e festivo fato de estarmos finalmente na Índia, após meses de preparação e planejamento para organizar cada detalhe de nossa viagem e incontáveis horas de trabalho juntamente com nossos parceiros na Índia. Pessoalmente creio que com tudo isso e após o cansaço da longa viagem, não somente para mim bem como para todos os integrantes do grupo só cabia gratidão nesse momento.

Outro dos momentos marcantes no início de nossa viagem foi a introdução à culinária Indiana que tivemos em Nova Delhi. Fomos convidados à casa de uma doce familia indiana, além deles compartilharem um pouco de sua complexa culinária, especiarias e sabores eles abriram sua casa e, como muitos outros indianos que encontraram em nosso caminho, seus corações para nos receber. Foi um momento muito tocante para os integrantes do grupo.

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest
  • Gmail

Durante a jornada vimos locais, estruturas, palácios, templos extremamente lindos, um mais belo que o outro, mas também vimos a dura realidade de vida de um povo que a encara com tanta resiliência, não cabe a palavras tentar descrever a sensação das experiências e aprendizado que vivemos portanto eu espero que as fotos que compartilho no link abaixo possam dar uma pequena ideia do que foi esta linda jornada.

Um grande abraço,

Gobind Singh (líder de viagem)

Clique Aqui Para Ver Fotos e Momentos da Viagem

 

Embora estudasse a Índia desde que tive contato com o Yôga (2001), conhecê-la me parecia um pouco distante, mas quando Gobind apresentou o roteiro para mim e minha esposa (Patrícia) durante um retiro no Prana Prana (outubro de 2017) essa viagem começou a se concretizar, vi que a oportunidade estava ali em minha frente. Quando li o roteiro percebi a proposta da viagem, senti que estaria em boas mãos, e estar presencialmente naqueles lugares superou minhas expectativas.
Foi plenamente satisfatório. Não houve alteração do roteiro. Tivemos a oportunidade de utilizar alguns meios de transporte indianos (trem, tuc-tuc, bicicletas), fazermos compras, visitas aos templos, práticas meditativas, conhecer os pontos turísticos. O Templo Dourado, a ótima energia, impressionou-me a devoção, em muitos locais da Índia a simplicidade e a paz foram marcantes. Os indianos são ótimos anfitriões.
O grupo teve o livre arbítrio para fazer a viagem de acordo com o que cada um desejava (lazeres, meditações, compras, buscas espirituais etc). O grupo se integrou em suas diferenças e semelhanças, quando estávamos juntos ouve respeito com as dificuldades e diversidades de cada participante. A união do grupo foi o principal fator de integração.
O evento é bem eclético, atinge todos os tipos de pessoas, quem busca lazer, novidade, cultura diversificada, espiritualidade, meditação, yôga, massagens ayurvédicas etc.

Ter a oportunidade de entrar em contato com essa civilização foi uma benção.
(levo da viagem) O significado de simplicidade e paz. O sentido de que menos é mais.

José Carlos

Muito satisfeita, foi excelente, tudo já estava preparado e organizado. Tudo perfeito. (foi) A realização de um sonho. Foi condicente sim (com a proposta), até além do esperado. Superou as expectativas pela eficiência. Excelente trabalho da equipe do Thamey (proprietário da agencia do onibus). Organização excelente.

(O que foi marcante?) Rafting no Ganges, foi muita adrenalina. Passeio de camelo e elefante por ser diferente. E a visita aos Templos pela história que eles trazem. O Templo Dourado pela beleza e pelo auxílio alimentício prestado a população. Rajastão e Taj Mahal. Ambos pela beleza. A vivência de estar lá supera a expectativa da ideia que se tem da Índia.

Recomendaria porque foi inesquecível. Para as pessoas que tem interesse, amigos e familiares, como já estou recomendando.
Quero acrescentar a alegria, satisfação e felicidade que senti de pisar em solo indiano, então quero agradecer por ter tido essa oportunidade. Eterna gratidão. Namastê.

Cida Buzaid

As informações iniciais eram muito interessantes e ajudaram na decisão de aderir ao grupo. Desde o primeiro momento Gobind se mostrou muito solícito e disponível, conversamos várias vezes por Skype, WhatsApp, e-mail e por telefone. As informações prestadas sempre foram completas e úteis. Certamente essas reuniões ajudaram muito para tirar dúvidas e reduzir ansiedades, e creio que conhecer previamente os companheiros de viagem foi fundamental para a excelente integração e convívio harmonioso que tivemos.
O processo de pagamento foi muito tranquilo e prático, tanto em relação às transferências bancárias, como em relação à parte paga em espécie.
O tutorial enviado por Gobind foi providencial para realizar o processo de obtenção do visto, especialmente em razão das instruções do site do governo indiano estarem somente em inglês.
A logística de transporte e locomoção estava sempre muito bem planejada e organizada. Dificuldades com a movimentação da bagagem e relacionamento com carregadores locais eram previstas e foram prontamente resolvidas com a orientação auxílio do pessoal da equipe de Gobind, qualidade dos trens indianos deixa muito a desejar (porém, também se mostrou em conformidade com o previamente informado).
Os hotéis em que ficamos (a exceção do Ashram) eram de excelente padrão, com ótimas acomodações. Todas as refeições que tivemos nos hotéis foram de muito boa qualidade.
(Durante a Viagem) Gobind foi fantástico, sempre disposto e carinhoso com todos, preocupado em resolver qualquer problema que surgisse, sempre encontrando boa solução para tudo. O auxílio de Karina foi também muito intenso e percebido por todos como muito providencial.
Feliz por ter elegido (e ter sido aceito) nesse grupo, porque tornou a viagem proveitosa em todos os sentidos, com a sensação de segurança e de estar sendo cuidado todo o tempo. Ótimas recordações e muitos aprendizados para a vida. Atendeu e superou todas as expectativas relativas à proposta inicial. Ainda sigo processando a experiência. Superei muitos preconceitos, medos e dúvidas. Tudo o que vivi nesta viagem foi significativo e marcante. Destaco a integração do grupo, com todos se esforçando para superar eventuais dificuldades e compartilhar suas experiências com os demais. Recomendarei com certeza a aqueles que mostrarem interesse em conhecer a Índia.

Alexandre Rocha

Muito feliz. Um sonho realizado com todo conforto, organização e segurança. (A viagem) Foi perfeita. Melhor que minha expectativa. Mais tranquilo e confortável do que eu imaginava. As belezas dos templos também me impressionaram positivamente. Recomendo muito. Uma viagem inesquecível, que certamente irá superar as expectativa de quem for. Um país fantástico em cultura e diversidade e uma organização impecável da viagem.

Roberta Moraes

Foi uma viagem maravilhosa, não imaginava que seria tão incrível. Nosso líder nos proporcionou um roteiro muito bem bolado, pudemos experimentar de tudo: alimentação, transportes, visita a lugares maravilhosos, hotéis de ótimo nível, amizade entre os participantes, e reflexão sobre a cultura da Índia. Amei a simplicidade desse povo, a hospitalidade e a dedicação à espiritualidade.
(as informações prestadas pré viagem) Foram excelentes, principalmente o encontro pessoal com Gobind, onde passou todas as dicas. Estávamos preparados para o que vinha. Tivemos todo apoio para a concretização necessária.
(a logística foi) Muito interessante pois vivenciamos de tudo: avião, trem, ônibus, tuk-tuk, bicicleta, e isso nos possibilitou adentrar a cultura Indiana. Foi muito divertido, mas em vários momentos cansativo, devido as longas distâncias.
(os hotéis) Foram maravilhosos! Alguns eram tão bons principalmente depois da jornada, que era pena ficarmos somente 1 ou 2 noites. Penso que poderia ser diminuído algum dos trajetos para podermos descansar um pouco mais, pouca coisa.
(a alimentação) Foi excelente. É claro, todos (hotéis) tinham comida indiana apimentada, o que para mim especialmente eu não conseguia consumir. Mas haviam outras opções e acho que isso faz parte. Somos pessoas normais, recebendo o melhor que havia na região, um verdadeiro privilégio diante de tanta pobreza do lado de fora. Gratidão total.
Gobind fora de cogitação né, ele é muito mais que um guia. Esse é “o cara”: inteligente, com iniciativa e experiência para resolver ou até “diblar” situações mais complicadas, ótimo tradutor, tem muita paciência e carinho com o grupo todo, é capaz de se sacrificar para que todos estejam bem, protetor, observador, tira foto muito bem…chega né..rs . Os vários guias que tivemos foram ótimos em geral, pouquíssimos ficaram a desejar, como o guia da cidade abandonada pela falta de água, próxima de Jaipur (acho que é isso), foi bem estranho, ele não desempenhou bem seu papel, seja lá qual o motivo.
Para mim o mais marcante foi a cidade de Amritsar, o templo Dourado. Uma religião, o sikhismo, que alimenta corpo e alma, qualquer pessoa, marca pelo trabalho voluntário. Ter participado desse trabalho, mesmo que por pouquíssimo tempo, naquele lugar tão belo (não digo só pela beleza do ouro, construção), foi uma experiência inédita na minha vida. Senti a paz naqueles momentos de silêncio e meditação (os mantras fazem a diferença), e quando ajudei a lavar o chão dos corredores senti como juntos temos o verdadeiro poder, e que não existem diferença entre as pessoas: indiano ou brasileiro, rico ou pobre, preto ou branco, jovem ou idoso… então naquele instante de força-tarefa percebi o verdadeiro poder que temos quando ajudamos uns aos outros. Fiquei tão tocada nesse dia, e sei que é um processo meu, que não consegui dormir tão cedo, somente após desabafar com minha colega de quarto o que se passava comigo. E ela pode me explicar o valor dessa experiência, inesquecível.
O passeio do rafting no Rio Ganges também foi incrível! Para mim um desafio pois tenho muito medo de qualquer aventura, então foi uma superação para mim. Foi seguro, lindo, divertido. Teria me arrependido de não ir.
Foram tantos lugares maravilhosos, eu diria que muitos outros foram marcantes também. Taj Mahal pela extrema beleza, um dos lugares mais lindos que já fui!
O almoço na casa dos indianos foi incrível, especialmente pelo carinho que fomos recebidos, acolhimento inesquecível. Sabor e amor juntos!
Rishikesh foi uma estadia simples mas ótima também, adorei o comércio local, pudemos comprar muita coisa linda e barata da Índia.
(Esta viagem) ficará para sempre comigo, jamais esquecerei todas as experiências que tive. Acho que algo mudou em mim, para melhor. Conhecer outras culturas nos faz crescer, principalmente para quem tem sede de aprender. Eu não imaginava que seria tão bom. Antes de ir foi um stress que cheguei a pensar que estava fazendo uma loucura em deixar tudo aqui por 17 dias, filho, farmácia… Estava muito enganada, valeu muito, cada experiência, cada aprendizado. Aumentei meus conhecimentos, saí do meu mundinho. Sou mais feliz por conhecer a Índia. Desapeguei-me um pouco de minhas coisas por aqui. Gratidão total. Agradeço muito essa experiência maravilhosa. Espero fazer outras com vocês!

Márcia Baakilini

Pin It on Pinterest